“todo aquele complexo conjunto que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a moral, a lei, os costumes e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade”
Tylor, 1871, antropólogo“sistemas de significação herdadas historicamente, incorporadas em símbolos, um sistema de concepções herdadas expressas em formas simbólicas por meio das quais os homens comunicam, perpetuam e desenvolvem seu conhecimento e suas atividades em relação a vida”
Geertz, 1973, antropólogo“cultura é um campo de lutas sociais, onde os diferentes grupos disputam o poder simbólico. A cultura, nesse sentido, é um conjunto de práticas sociais que moldam as maneiras de pensar, agir e sentir dos indivíduos. “
Bourdieu, 1983, sociólogo
Elementos da Cultura
- Valores: As crenças sobre o que é certo ou errado, bom ou mau, importante ou trivial.
- Normas: As regras de conduta que orientam o comportamento dos indivíduos em sociedade.
- Crenças: As convicções sobre a realidade, o mundo e o universo.
- Linguagem: O sistema de signos que permite a comunicação e a construção de significados compartilhados.
- Arte: As expressões criativas que refletem a visão de mundo de um povo.
- Costumes: As práticas e hábitos transmitidos de geração em geração.
- Instituições: As estruturas sociais que organizam a vida em sociedade, como a família, a escola, o Estado.
Dimensões da Cultura
- Cultura material: Os objetos, artefatos e tecnologias produzidos por uma sociedade.
- Cultura imaterial: As ideias, valores, crenças e conhecimentos que são transmitidos de forma intangível.
- Cultura popular: As manifestações culturais produzidas e consumidas pelas massas.
- Cultura erudita: As expressões culturais consideradas mais refinadas e associadas às elite.
Aculturação
- Socialização: O processo pelo qual os indivíduos aprendem os valores, normas e conhecimentos de sua cultura.
- Aculturação: O processo de adaptação de um indivíduo ou grupo a uma cultura diferente.
- Hibridização: O processo de mistura e combinação de diferentes culturas, resultando em novas formas de expressão.
15 Tradições de diferentes países que surpreendem o resto do mundo
1. Não há papel — Índia
Muitos viajantes se surpreendem ao descobrir que, na Índia, não há papel higiênico em boa parte dos banheiros. De fato, o que se usa para a higiene é a água de um recipiente que se encontra ao lado do vaso sanitário. O uso do papel é considerado uma má ideia, já que poderia obstruir os canos e gerar resíduos adicionais.
2. Depois de um casamento, não se pode usar o banheiro — Indonésia
Na comunidade de Tidong, na Indonésia, os recém-casados não podem ir ao banheiro durante os 3 dias posteriores ao casamento. Se o fizerem, considera-se que atraem má sorte para seu casamento. Os membros das famílias vigiam os recém-casados e asseguram que não romperão essa tradição, além de fornecer a eles apenas pequenas quantidades de comida e água.
3. Saudações cuspindo — Masai
Enquanto cuspir é considerado totalmente grosseiro em várias culturas e, no Brasil, é um ato visto até mesmo como ofensivo, na tribo queniana Masai é a forma utilizada para saudar e mostrar respeito. Os membros do grupo cospem nas mãos antes de estendê-las, e também fazem isso aos bebês recém-nascidos ou até com noivas perto do casamento para abençoá-las e desejar boa sorte.
4. Não se presenteia com rosas amarelas — México
As rosas são um presente ideal para mostrar bons sentimentos em qualquer parte do mundo. Entretanto, ao escolher a cor, alguns países relacionam significados especiais com certas flores. No México, é melhor dar uma rosa vermelha tradicional do que escolher uma amarela, que significa a morte na cultura local.
5. Quebrar os pratos antes de um casamento — Alemanha
Algumas semanas antes de um casamento na Alemanha, realiza-se uma tradição conhecida como Polterabend, que consiste em levar louça de cerâmica à casa dos noivos para quebrá-la. Logo, a noiva e o noivo devem limpar a desordem. Acredita-se que esse ritual traga boa sorte, além de estimular, desde o início, o trabalho em equipe entre marido e mulher.
6. Jogar canela sobre pessoas solteiras — Dinamarca
Uma antiga tradição dinamarquesa do século XVI que existe até hoje. Se uma pessoa permanece solteira em seu aniversário, seus amigos devem jogar canela sobre ela. O costume faz referência aos comerciantes dinamarqueses que, muitas vezes, não tinham tempo para se casar devido às viagens de trabalho.
7. Chegar tarde — Venezuela
Mesmo no caso de um evento importante, como uma reunião ou uma festa, na Venezuela é comum que as pessoas cheguem mais tarde do que o planejado originalmente. Os venezuelanos possuem um ritmo relaxado quando se trata de negócios e de grandes eventos sociais e são pouco pontuais simplesmente porque isso significa fazer uma grande entrada.
8. Não fazer tim-tim antes de beber — Hungria
Ao visitar a Hungria, você poderá ficar surpreso ao descobrir que as pessoas não batem as taças na hora do brinde. Essa tradição histórica é remetida a 1848, quando a Áustria derrotou a revolução húngara e a celebrou dessa maneira. Como resultado, os húngaros decidiram não bater com suas taças durante 150 anos.
9. Ser mordido por formigas Tocandira — Brasil
Criança colocando luvas com formigas tocandira pela primeira vez na vida. Na tribo brasileira Sateré-Mawé, quando uma criança chega à maioridade, deve realizar uma dança tradicional enquanto usa luvas cheias dessa espécie de formiga. A cerimônia é particularmente desafiante, já que a picada desses insetos é uma das mais dolorosas do mundo.
10. Bungee jumping para uma boa colheita — Vanuatu
Na ilha de Pentecostes, em Vanuatu, o bungee jumping é um ritual realizado pelos homens para assegurar uma boa colheita. Pulando de altas torres de madeira, com nada mais que plantas videiras ao redor do tornozelo, as pessoas acreditam que podem melhorar sua saúde física e trazer boa sorte durante a temporada da colheita de mandioca.
11. Usar chapéus engraçados quando é solteiro — França
Na França, no dia 25 de novembro, é celebrada a fête de la Sainte-Catherine, a jovem padroeira das mulheres solteiras. Nesse dia, as damas que alcançaram os 25 anos e não têm cônjuges usam chapéus verdes e amarelos, que simbolizam sabedoria e fé. Enquanto algumas celebram o dia com a esperança de casar-se em seguida, outras simplesmente abraçam a solteirice com orgulho.
12. Jogar móveis pela janela — África do Sul
Parece que a frase “quem gosta de passado é museu” foi levada muito a sério em algumas partes da África do Sul, onde as pessoas jogam móveis antigos pela janela. Na véspera do Ano Novo, muitos países celebram a data com fogos de artifício, enquanto que, na África do Sul, vem persistindo um tipo diferente de tradição desde o fim do apartheid. Para receber o ano que chega, as pessoas jogam seus móveis pelas janelas. Esse costume é vigiado pelas forças policiais para garantir que ninguém fique ferido.
13. Reuniões de negócios na sauna — Finlândia
A sauna é uma parte importante da cultura finlandesa, que serve não somente como um ambiente de relaxamento, como também como um lugar para discutir assuntos de negócios ou política. De fato, é uma tradição comum no mundo empresarial colegas ou sócios comerciais irem à sauna para fazerem negócios.
14. Chorar antes de um casamento — China
Enquanto em muitas culturas um casamento é uma cerimônia cheia de risos, na China, uma cerimônia tradicional é precedida por uma noiva que chora um mês antes da celebração. Depois de alguns dias, ela se une à sua mãe e a outros membros da família para mostrar alegria por seu futuro matrimônio.
15. Não use sua mão esquerda — Oriente Médio
Em vários países do Oriente Médio, cumprimentar alguém ou comer com a mão esquerda pode ser considerado grosseiro ou até anti-higiênico. Essa extremidade é usada para a higiene depois de ir ao banheiro, e é considerada uma mão suja que nunca se usa na mesa ou para cumprimentar os amigos. Que tradição o surpreendeu mais? Que costumes únicos existem em seu país? Compartilhe conosco sua opinião nos comentários!